Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners

Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Fotografia de Exterior, TijoloEscola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Imagem 3 de 27Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Fotografia de Interiores, Armário, MadeiraEscola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Fotografia de Interiores, CadeiraEscola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Mais Imagens+ 22

Pontedera, Itália
  • Arquitetos: Colucci&Partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4080
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2025
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carlotta Di Sandro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Celenit, GONZAGA, Kone, Mitsubishi Electric, Novoferm, SANDRINI METALLI, Schüco, Sugaroni
  • Categoria: Escolas
  • Arquitetos Responsáveis: Giuseppe Colucci, Giulio Colucci, Matteo Becucci, Federico Benvenuti
  • Escritórios De Arquitetura: Matteo Ferrini, Andrea Guidi, Beate Weyland,
  • Consultoria Estrutural: Loriano Cecconi
  • Empreiteira: Benigni Engineering
  • Cidade: Pontedera
  • País: Itália
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Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Carlotta Di Sandro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tem como objetivo repensar os espaços escolares, superando o modelo tradicional de salas de aula e corredores, frequentemente rígido e fragmentado. A proposta é criar um ambiente em que a arquitetura favoreça o aprendizado, a socialização e o senso de pertencimento, transformando a escola em uma paisagem de aprendizagem, na qual cada espaço se torna parte integrante da experiência educacional.

Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Carlotta Di Sandro
Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Imagem 20 de 27
Planta - Térreo
Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Imagem 3 de 27
© Carlotta Di Sandro

No centro desse conceito está o princípio dos clusters — agrupamentos de salas de aula, laboratórios e áreas comuns organizados por nível escolar. Esse sistema oferece aos alunos um ambiente mais amplo e dinâmico do que uma sala de aula isolada, incentivando a interação e a colaboração. Grandes divisórias de vidro entre os ambientes reduzem a separação física e visual, tornando o edifício um espaço compartilhado, onde o conhecimento se expande para além dos limites das salas de aula.

Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Carlotta Di Sandro

Para além do conceito de cluster, outro elemento fundamental do projeto é o percurso articulado que atravessa o edifício. Em vez de seguir uma trajetória rígida e linear, ele se desenvolve de forma dinâmica e fluida, conduzindo os alunos por uma descoberta espacial contínua. Volumes envidraçados distribuídos ao longo de um eixo ideal criam conexões visuais que estimulam a curiosidade e incentivam o movimento. O olhar capta vislumbres de atividades acontecendo em outros espaços, promovendo uma sensação de conexão e abertura. Essa abordagem transforma o paralelepípedo ideal do edifício em uma composição de volumes e vazios, em que os espaços não ocupados tornam-se áreas de relação — lugares onde os estudantes podem parar, interagir e aprender fora da sala de aula tradicional. O conceito do projeto não se baseia em subtrações ou adições arbitrárias de volumes, mas segue uma estratégia espacial que desloca e reorganiza elementos de forma funcional.

Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira
© Carlotta Di Sandro
Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Imagem 25 de 27
Seção Longitidinal

Dentro dessa lógica, até os espaços externos passam a fazer parte do sistema educacional. Os terraços, por exemplo, servem não apenas como áreas de socialização e estudo ao ar livre, mas também cumprem funções técnicas, como prevenção contra incêndios, demonstrando como um projeto integrado pode atender a necessidades funcionais sem comprometer a qualidade arquitetônica. Outro aspecto fundamental é a materialidade. A escolha do tijolo foi motivada pelo desejo de estabelecer uma conexão com o contexto ao redor. Como elemento contínuo e altamente tátil, o tijolo enfatiza a composição volumétrica do edifício, traduzindo com clareza as variações da planta em mudanças volumétricas.

Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro
© Carlotta Di Sandro
Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Imagem 13 de 27
© Carlotta Di Sandro

Embora o volume do edifício seja substancial, o uso do tijolo suaviza sua percepção graças ao seu caráter artesanal: cada unidade é única e diferente das demais, gerando uma variedade vibrante de detalhes. À distância, o edifício parece sólido e compacto, mas de perto revela suas irregularidades, criando um jogo de sombras e superfícies que realça seu caráter dinâmico.

Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Carlotta Di Sandro

Essa escolha de material também funciona como metáfora da jornada de crescimento dos estudantes: assim como eles, a escola é imperfeita e em constante transformação. Todo o projeto é guiado por um princípio claro e coerente: criar um ambiente escolar capaz de se adaptar às necessidades educacionais contemporâneas, oferecendo espaços flexíveis, estimulantes e inclusivos. A arquitetura, assim, torna-se uma ferramenta educacional, capaz de acolher, inspirar e apoiar os estudantes em sua trajetória de crescimento — não apenas acadêmico, mas também pessoal e social.

Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Carlotta Di Sandro

Galeria do Projeto

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Sobre este escritório
Cita: "Escola Liceo Montale Pontedera / Colucci&Partners" [Liceo Montale Pontedera School / Colucci&Partners] 27 Abr 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1029355/escola-liceo-montale-pontedera-colucci-and-partners> ISSN 0719-8906

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